domingo, 6 de fevereiro de 2005

Iniciando

Vou escrever aqui sobre Economia, Tecnologia de Informação e a Nova Sociedade. Como isso começou?

Começou pelos meus conhecimentos de vinte e sete anos em Tecnologia de Informação (muitos dos quais já se foram junto com os espécimes de computador que morreram) e a certeza de que a nova sociedade deve usar inteligentemente os recursos de TI e Internet. Muitas pessoas já o fazem, e também muitas empresas, mas poderiam fazer mais e melhor, como no caso Orkut. Junto a minha visão de que os jovens entre 18 e 25 anos (entre os quais eu me incluo pois nasci, cresci e envelheci com o rock'n roll, ou seja, não envelheci quase nada!) viciados em Internet têm uma visão diferenciada do sistema ao qual estamos quase amarrados (sistema social e econômico). Tive esta certeza ao conhecer um grupo de jovens estudantes da UFPR que criaram o projeto Universitário Solidário (procure no Orkut). Juntando as duas certezas conclui que estes jovens podem fazer alguma coisa para a nova sociedade. É uma utopia? Não. Projetar e realizar um novo sistema social é simplesmente um dever . O próximo passo foi entender mais de economia, que sempre passou longe de mim (mesmo porque não sou nem um pouco econômico, quando tenho dinheiro na mão!).

Então nestas férias li mais de 10 livros sobre economia, economia solidária, capitalismo, fim do capitalismo, emprego, fim do emprego, trabalho, fim do trabalho, reli outros tantos ( Fritjof Capra e Alvin Toffler - o da Terceira Onda, entre outros) e li muitas páginas na Internet (ligadas ao Fórum Social Mundial, Fórum Econômico Mundial - Davos, órgãos da ONU para o comércio e economia, e centros de estudos de economia - como tem no Brasil!). Como decidi não abrir o correio eletrônico por 30 dias, não usei o computador, então escrevi mais de 200 páginas num fichário (que eu conhecia por arquivo).

Terminadas as férias voltei a Curitiba - eu estava em Cascavel, quase na costa oeste do Paraná, apresentei para alguns desenvolvedores (de software) de nosso grupo de pesquisa na UFPR a proposta de desenvolver um piloto do que poderá se tornar o sistema de informações da nova sociedade. Parece que o pessoal se empolgou, mas não sei, pois a tarefa é complexa e ainda não tenho idéia exata do que é esse SI e nem o que incluir neste piloto. Vamos aguardar!

O último passo é organizar todas as partes em torno da idéia principal: economia, tecnologia de informação e a nova sociedade. Como não poderia deixar de ser, na nova sociedade, eu teria que fazer isso na Internet de forma aberta e livre. Estou iniciando agora neste blog (embora não seja tão aberto; o ideal seria um sítio wiki ou twiki, mas não encontrei nenhum em que eu pudesse me engajar de imediato, então vamos aqui mesmo por enquanto, pois quem vai escrever vou ser eu mesmo, pelo menos por algum tempo).

Seja bem-vindo ao blog.

Nenhum comentário: